Espírito Santo em Ação comemora 10 anos e homenageia empreendedores com Medalha Américo Buaiz

Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho, Ricardo Ferraço e Renato Casagrande serão os homenageados da noite.
Três empreendedores serão homenageados nesta quarta-feira, dia 27, pelo Espírito Santo em Ação, com a Medalha Américo Buaiz. Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho, o Cariê, empresário e escritor, Ricardo Ferraço, senador, e Renato Casagrande, governador do Estado, são os contemplados da premiação por se destacarem na contribuição para o desenvolvimento do Espírito Santo. O evento será realizado no Itamaraty Hall.
 
A homenagem, feita a cada dois anos, está na terceira edição e revela as contribuições de valor para o Espírito Santo e que devem servir de exemplo. Cada edição da premiação contempla três empreendedores, sendo um do setor privado, um do setor público e uma homenagem especial. A indicação dos empreendedores foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da instituição. 
 
A expectativa é que cerca de 150 convidados participem da solenidade de premiação, entre representações políticas, empresariais e sociedade. Na programação da noite, além da comemoração dos 10 anos do Espírito Santo em Ação, também haverá o lançamento da nova marca da instituição, criada pelo designer Ronaldo Barbosa.
 
"A nova logomarca registra os nossos 10 anos de atuação, consolidando a missão da instituição em contribuir para a formação de uma sociedade melhor e mais justa. Reforçamos nosso posicionamento graças a uma identidade visual contemporânea e dinâmica, capaz de representar confiança e revitalização de uma instituição empresarial formada com base nos princípios da ética e da moralidade", disse o presidente do Espírito Santo em Ação Luiz Wagner Chieppe.
 
Visionário 
O empresário que dá nome à medalha, Américo Buaiz, falecido em 1999, foi um empreendedor visionário. Responsável pela construção de indústrias no Espírito Santo, Buaiz abriu caminho para a transição do modelo agrícola para o padrão industrial no Estado. 
 
Américo Buaiz formou os primeiros sindicatos que deram vida à Fecomércio-ES e fundou a Findes, da qual foi presidente por 10 anos, entre 1958 e 1968, e também criou a Amcham-ES, entre outras instituições. O empresário foi diretor do Sesc, do Senac, do Sesi e do Senai e integrou a CNI e o Conselho Rodoviário do Espírito Santo. É considerado uma das figuras exponenciais da história recente do Espírito Santo. Dessa forma, ao instituir a Medalha Américo Buaiz, o Espírito Santo em Ação reconhece e valoriza a importância de todos os empreendedores capixabas.
 
Criação 
Uma das mais conceituadas artistas plásticas capixabas, Ana Paula Castro, criou e confeccionou a Medalha Américo Buaiz. Além da imagem do empresário, a peça traz a gravura de alguns ícones do Espírito Santo: a Baía de Vitória, a Terceira Ponte, o Convento da Penha e a bandeira do Estado.
 
Os premiados 
Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho – Nascido no Rio de Janeiro por recomendações médicas, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho, conhecido como Cariê, é na verdade um capixaba. Bacharel em Direito pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou os primeiros oito anos de trabalho aos Governos Federal e Estadual. Foi oficial de gabinete do Ministro da Justiça, do presidente do Serviço Social Rural e depois do governador eleito no Espírito Santo, seu pai. Fundou com amigos uma incorporadora imobiliária, em seguida, uma construtora e logo depois uma agência de publicidade, a Eldorado. Mas o que marcou sua vida foi, sem dúvida, a Rede Gazeta. Convocado pelo tio Eugênio Queiroz, então presidente do jornal A Gazeta iniciou, em 1963, as atividades na empresa. Partindo do jornal, criou a maior rede de comunicação do Estado, hoje formada por dois jornais, quatro emissoras de televisão, nove emissoras de rádio, um portal na Internet e um canal em TV fechada. Foram 38 anos à frente da Rede Gazeta. Em 2000 passou a direção-geral da empresa para o filho, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto, o Café e assumiu a presidência do Conselho de Administração da empresa. Hoje Cariê divide o seu tempo administrando a Fazenda da família e as atividades dos conselhos dos quais faz parte. Além das atividades empresariais, Cariê é autor de cinco livros e um CD de bossa nova.
 
Ricardo Ferraço – Em 1982, ingressa na vida pública elegendo-se vereador em Cachoeiro de Itapemirim, com 19 anos. Foi deputado estadual por dois mandatos e presidiu a Assembleia Legislativa do Espírito Santo entre 1995 e 1998, tornando-se o mais jovem presidente da casa. Em 1997 assumiu a Casa Civil do Estado. No ano seguinte foi o deputado federal mais bem votado do Espírito Santo, com 75 mil votos. Em 2007 elegeu-se vice-governador e passou a responder também pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), no governo de Paulo Hartung. Em 2010 foi eleito Senador e recebeu a maior votação da história do Estado, com 1.557.409 votos. Atualmente é o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.
 
Renato Casagrande – Nascido no município de Castelo, localizado no sul do Espírito Santo, Renato Casagrande é casado e tem dois filhos. Formado em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa, e em Direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, foi eleito pelos capixabas ainda no primeiro turno, em 2010, com 1.502.070 votos, alcançando a maior votação de um governador na história política do Estado. Com 82,3% dos votos, Casagrande obteve o segundo maior percentual de votos do país entre os governadores eleitos e reeleitos em 2010. Antes de chegar ao Palácio Anchieta, foi senador da República, deputado Federal, vice-governador e deputado Estadual. Também já esteve à frente de cargos executivos como secretário de Estado de Agricultura, secretário municipal de Meio Ambiente da Serra e secretário municipal de Desenvolvimento Rural do município de Castelo.
 
Serviço 
Evento: Cerimônia de entrega da Medalha Américo Buaiz
Local: Itamaraty Hall
Data: 27 de novembro
Horário: 19h
Somente para convidados.
 
ASSCOM – Assessoria de Comunicação da Assedic
comunicacao@assedic.com.br
 
Paulo Dubberstein Main
Assessor de Comunicação
paulo@assedic.com.br
(27)3721.7272 * 99650.1589
 
Assista a Tv Assedic www.youtube.com/TvAssedic

 

Compartilhe esta notícia

Comente