Presidente conhece experiências aplicadas em escolas de Pernambuco

O encontro destacou a importância da aplicação do modelo de ensino em tempo integral nas escolas brasileiras.
Durante a reunião do Conselho Operacional do Espírito Santo em Ação, que tem como representante da classe empresarial de Colatina e da região centro-oeste, o Presidente da Assedic, Ricardo José Marim, o encontro recebeu a participação do presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE) e ex-presidente da Philips América Latina, Marcos Magalhães, que falou sobre a importância de uma boa gestão para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e dividiu experiências que implantou em escolas públicas de ensino médio no Estado de Pernambuco.
 
Segundo Magalhães, o novo modelo de ensino desenvolvido pelo ICE teve início no Ginásio Pernambucano, uma das escolas mais antigas do Brasil, construída em 1925. O modelo de escola integral (oito horas diárias), batizado de Centros Estaduais de Referência do Ensino Médio, é estruturado nos mesmos moldes de outros lugares do mundo, cujos pilares são educação acadêmica de qualidade, preparação para a vida e educação profissionalizante. "O objetivo é preparar o jovem para a vida, ter um projeto de vida desenhado para ele, para que seja protagonista", afirma.
 
No modelo implantado por Magalhães, em parceria com o governo de Pernambuco, há indicadores com metas mensuráveis para cada membro da equipe pedagógica e para a escola em geral. Há também um sistema de avaliação individual, que pode ser associado a bônus por desempenho.
 
Para os alunos, é oferecido um grupo de disciplinas obrigatórias, determinadas pelos parâmetros curriculares nacionais, e um grupo de optativas, que são escolhidas por cada aluno de acordo com o seu projeto de vida. "O aluno é estimulado a pensar no seu futuro."
 
Para o funcionamento de uma educação eficiente, as unidades de ensino também devem ser estruturadas para os estudantes. A formação dos professores que, além do conhecimento técnico, devem ter capacidade para transmitir os conteúdos, e a qualificação dos diretores, são consideradas essenciais.
 
O Presidente esteve acompanhado do Diretor Secretário e coordenador do Comitê Temático de Desenvolvimento do Capital Humano, Adauto Ferreira Lemos Filho.
 
ASSCOM – Assessoria de Comunicação da Assedic
comunicacao@assedic.com.br
 
Paulo Dubberstein Main
Assessor de Comunicação
paulo@assedic.com.br
(27)3721.7272 * 99650.1589
 
Assista a Tv Assedic www.assedic.com.br/tv
 

Compartilhe esta notícia

Comente