Mobilidade Urbana de Colatina segundo os empresários

Logística, estacionamento rotativo e terceira ponte estão entre as pautas
A Associação Empresarial de Colatina e Região – Assedic, por meio do Comitê Temático de Logística e Mobilidade Urbana, realizou de 31 de março a 4 de abril, com seus empresários associados, a pesquisa para elaboração do “Plano de Mobilidade Urbana de Colatina – Segundo os Empresários”.
 
A pesquisa tem como objetivo identificar os principais pontos que requerem melhorias em nosso município como centro de distribuição, carga e descarga, estacionamento rotativo, caixas de entulhos no centro da cidade, comércio ilegal, localização da rodoviária, ciclovias e até mesmo a possível localização para instalação da terceira ponte.
 
Na tarde desta quarta-feira, 21, o coordenador do Comitê Temático, Luiz Antônio Pretti, acompanhado de diretores executivos da Assedic, Frando André Beretta (Diretor de Comunicação) e James Pretti Rossi (Diretor de Desenvolvimento Empresarial) entregaram o resultado da pesquisa ao prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski e ao Secretário Municipal de Transporte,Trânsito e Segurança Pública, Carlos Eduardo Messa Barbosa. 
 
Um total de 50 empresários, de variados segmentos empresariais, participaram da pesquisa. Confira os resultados obtidos:
 
LOGÍSTICA
93% dos participantes concordam que é de extrema importância à instalação de um centro de distribuição, principalmente para atender aos estabelecimentos comerciais do centro da cidade, para que com isso, carretas e caminhões evitem circular pelas principais ruas e avenidas, causando transtornos no trânsito e ocupando vagas de estacionamentos que poderiam ser preenchidas por veículos de clientes.
 
ESTACIONAMENTO ROTATIVO
91% dos entrevistados é a favor da aplicação da multa para quem não paga o cartão do estacionamento, hoje válido por duas horas. Com relação à utilização do guincho para a retirada dos veículos que excedem o tempo permitido, grande parte dos empresários identifica não ser necessária a utilização, pois o motorista precisa desenvolver responsabilidades em cumprir com o horário permitido ou pagar o valor do cartão por completo de acordo com o tempo utilizado.
 
REDUTORES DE VELOCIDADE
Questionados sobre quais as melhores opções para instalação de redutores de velocidade nas ruas de Colatina, 36% apostam em “lombadas eletrônicas”, 38% em “faixas elevadas”, 12% na instalação de “semáforos temporários”, 10% em passarelas principalmente próximas às escolas, e 3% nos tradicionais “quebra-molas”.
 
CAIXAS DE ENTULHO
Muitas caixas de entulho são utilizadas nas principais vias de nossa cidade, e a maioria das vezes, acabam por atrapalhar o fluxo do trânsito e ocupam vagas que poderiam estacionar até dois veículos. 82% dos entrevistados são a favor da estipulação de um horário para utilização do serviço bem como a aplicação de multa para quem descumprir.
 
FEIRA LIVRE
A feira livre, instalada de forma ilegal no centro da cidade, acaba provocando pequenos engarrafamentos em seu dia de funcionamento, aos sábados, principalmente por o centro da cidade está com um grande movimento no comércio, recebendo compradores de outros municípios. 95% dos participantes da pesquisa concordam que a feira livre precisa de um novo local de funcionamento, sendo indicado pontos estratégicos como a antiga praça de eventos (localizada na Avenida Delta) e até mesmo na praça da antiga estação ferroviária.
 
FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO
70% dos entrevistados acreditam que com o comércio funcionando até mais tarde, poderá beneficiar funcionários de outros setores, como por exemplo a indústria.
 
TRANSPORTE COLETIVO
64% dos entrevistados são a favor da criação de corredores exclusivos para ônibus, já 38% acreditam ser impossível esse tipo de faixa, haja visto que a cidade não teria infraestrutura suficiente.
 
AMBULANTES E CAMELÔS
70% dos entrevistados são a favor da mudança do ponto de vendas dos camelôs, hoje instalados ao lado da ponte Florentino Avidos. Os entrevistados acreditam que com a possível instalação de um “shopping popular”, ou seja, um local mais amplo, com melhor circulação para as pessoas e não localizado em pontos que influenciam no trânsito, será de extrema importância para evitar transtornos como engarrafamentos. Os entrevistados também destacaram a importância desses empreendimentos arcarem com os devidos impostos e taxa de manutenção do local.
 
Já 89% foram a favor da proibição e maior fiscalização em relação à proibição de vendedores ambulantes em áreas públicas, como por exemplo, celulares, roupas, calçados, bolsas, e até mesmo alimentos como frutas, churrasquinhos e cachorro quente.
 
RODOVIÁRIA
43% dos empresários se demonstraram insatisfeitos e 39% razoável com a atual localização da rodoviária de nosso município. Os empresários acreditam que os passageiros, principalmente aqueles que vem visitar nosso município precisam de um local mais amplo e com uma melhor infraestrutura para o recebimento dos turistas, evitando assim, pequenos congestionamentos próximos a atual localização.
 
AEROPORTO
65% acham de estrema urgente a necessidade para a utilização do Aeroporto de Colatina para pousos e decolagens de voos comerciais
 
CICLOVIAS
Um assunto de extrema importância e que não pode deixar de ser estudado sua instalação em nosso município, até mesmo quando falamos de sustentabilidade, 80% dos empresários entrevistados indicaram como extrema urgência a instalação de ciclovias nas principais ruas de Colatina.
 
TERCEIRA PONTE
Três pontos sugestivos foram apresentados para a possível instalação da terceira ponte, onde 40% sugeriram ao lado da Associação Banestes x Bairro Maria das Graças e outros 33% próximo a Estação Ferroviária x Bairro Honório Fraga.
 
 
 
ASSCOM – Assessoria de Comunicação da Assedic
comunicacao@assedic.com.br
 
Paulo Dubberstein Main
Assessor de Comunicação
paulo@assedic.com.br
(27)3721.7272 * 99650.1589
 
Assista a Tv Assedic www.assedic.com.br/tv
Ouça à Rádio Assedic www.assedic.com.br/radio
 

Compartilhe esta notícia

Comente