Ifes oferta mais de 3,3 mil vagas para curso técnico

Ao todo, são ofertadas vagas em 78 cursos nos campi Colatina, Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) publicou edital com oferta de 3.324 vagas em cursos técnicos, com início previsto para 2015. As vagas são distribuídas em 19 campi, nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante e subsequente. As inscrições começam no dia 13 de outubro e vão até 16 de novembro.
 
Ao todo, são ofertadas vagas em 78 cursos nos campi Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Colatina, Linhares, São Mateus, Aracruz, Barra de São Francisco, Itapina, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante.
 
Para se inscrever, é necessário realizar o cadastro no site do Ifes e efetuar o pagamento de taxa, no valor de R$ 51. Os candidatos têm de 13 a 31 de outubro para solicitar a isenção, no momento da inscrição.
 
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do site do Ifes. Quem não possui acesso à internet poderá utilizar computador disponibilizado gratuitamente nos campi da instituição que ofertarão vagas, em dias úteis e horários definidos em cada unidade. O ambiente de inscrição ficará aberto até as 23h59 do dia 16 de novembro, e o pagamento da taxa deve ser efetuado até o dia 17 de novembro.
 
O processo seletivo conta com reserva de metade das vagas para alunos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental na rede pública. Dentro dessas vagas há ainda a cota de metade para alunos que possuam renda familiar bruta de até um salário-mínimo e meio por pessoa.
 
Modalidades 
 
Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são oferecidos somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental. Neles, o aluno é conduzido à habilitação profissional técnica de nível médio em curso único, realizado de forma integrada e interdependente. Não será possível concluir o ensino médio de forma independente da conclusão do ensino técnico ou o contrário.
 
Nos cursos técnicos concomitantes, o aluno faz somente o ensino técnico no Ifes. O candidato pode ter o diploma do ensino médio ou estar matriculado no ensino médio em outra escola, sem dependência – a concomitância pode acontecer em uma determinada série, dependendo do curso ofertado. Ao final, o aluno obterá o diploma técnico.
 
Já os cursos técnicos subsequentes são ofertados para quem tenha concluído o ensino médio. O curso terá a diplomação e certificação ao seu final.
 
Um edital exclusivo para alunos que estejam fora da idade escolar regular será publicado nos próximos dias. As vagas são do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
 
Saiba mais:
 
Edital 1 – 2015 – Oferta de vagas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Presencial:
 
Vagas para curso técnico Integrado: 2048
 
Vagas para curso técnico Concomitante: 1164
 
Vagas para curso técnico Subsequente: 112
 
Total de vagas ofertadas: 3324
 
Cursos oferecidos: 78
 
Número de campi: 19
 
Com informações do Portal Gazeta Online.
 
 
ASSCOM – Assessoria de Comunicação da Assedic
comunicacao@assedic.com.br
 
Paulo Dubberstein Main
Gerente de Comunicação e Projetos
paulo@assedic.com.br
(27)3721.7272 * 99650.1589
 
Assista a Tv Assedic www.assedic.com.br/tv
Ouça à Rádio Assedic www.assedic.com.br/radio

 

Compartilhe esta notícia

Comente