Findes e Unesc assinaram convênio que vai promover a educação industrial em Colatina

O Sistema Findes e Unesc assinaram no último dia 29 de abril, um convênio de cooperação entre as duas entidades.

Com o intuito de inovar e garantir a competitividade da indústria capixaba, o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, e o reitor da União de Escolas de Ensino Superior Capixaba – Unesc, Pergentino de Vasconcelos Junior, assinaram no último dia 29 de abril, um convênio de cooperação entre as duas entidades. O objetivo é promover atividades de pesquisa acadêmica utilizando os laboratórios da faculdade para a educação industrial nos municípios de Serra e de Colatina.

O reitor destacou que parcerias que unem universidade e mercado de trabalho são uma prática internacionalmente difundida. “Ações como essa contribuem para o crescimento do parque produtivo do Espírito Santo, para a formulação da política industrial do Estado, e ainda faz a ponte entre os sindicatos filiados e outros segmentos da sociedade”, pontuou Pergentino.

A Unesc conta com 58 laboratórios, que podem interessar a diversos segmentos da indústria: vestuário, mecânica, metalurgia, laticínios e derivados, informática, farmacêutico, cerâmica, moveleiro, bebidas, etc. “Ressaltamos aqui a área de Engenharia, cujo centro tecnológico conta com laboratórios de desenho, estruturas e materiais de construção civil, mecânica dos solos, topografia, hidráulica, elétrica, motores a combustão, vibrações mecânicas, usinagem, soldagem, lubrificação e ensaios dos materiais”, finalizou Vasconcelos.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do Estado do Espírito Santo – Sinprocim ES e membro do Conselho Fiscal da Associação Empresarial de Colatina e Região – Assedic, Pablo José Miclos, a parceria é muito importante para a Federação das Indústrias, uma vez que beneficiará os diversos sindicatos, no que diz respeito à certificação dos produtos, favorecendo um maior respaldo dos produtos comercializados, que passarão a estar de acordo com as normas da ABNT. Isso transmitirá mais segurança para o cliente. É um contrato que mudará vários paradigmas, e que unirá o meio acadêmico e a indústria, finalizou Miclos.

Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, a parceria com a Unesc contribuirá para a competitividade da indústria capixaba. “Trabalhamos em busca da assertividade em nossas parcerias, e essa, com a Unesc, é um exemplo disso. A indústria capixaba precisa buscar inovação e conhecimento para ser cada vez mais competitiva no mercado. A Unesc oferece laboratórios modernos e um quadro de docentes de alto nível, capaz de contribuir para a formação profissional dos trabalhadores do setor produtivo de nosso Estado”, afirmou.

 

Compartilhe esta notícia

Comente