Prefeitura de Colatina e Governo do Estado anunciam estação de tratamento de esgoto e ciclovia para o município

Assinatura das ordens de serviços acontece nesta sexta-feira, 18 de março.
Na próxima sexta-feira (18), em Colatina, a Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, assinarão as ordens de serviço da construção de sete Estações Elevatórias de Esgoto, Linhas de Recalque e Coletores troncais que fazem parte do Sistema de esgotamento Sanitário – lado Sul, e construção de Interceptores no Córrego São Silvano, que compõem o Programa de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental de Colatina. Além disso também será assinada a ordem de serviços de continuação das obras do calçadão e ciclovia da Avenida Beira Rio.
 
O Programa de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental de Colatina, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo Federal, busca promover a coleta todo o esgoto na sede do município e destiná-lo a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde passará por um processo de tratamento antes de ser lançado no rio Doce. Orçado em 22 milhões de dólares, o Programa tem como objetivo a melhoria das condições ambientais urbanas da população.
 
Segundo informado pela Prefeitura, as obras dos coletores Troncais e elevatórias que deverão passar pela cidade, devem começar nos próximos dias no lado Sul, abrangendo os bairros: Vila Lenira, Maria Ismênia, Vila Nova, Marista, Centro (Calçadão), Colatina Velha, Santa Margarida e Barbados. No lado Norte, começam as obras dos interceptores no Córrego São Silvano, que tem como objetivo coletar o esgoto e levá-lo até a ETE. Esta etapa, orçada em aproximadamente R$ 18.5 milhões será custeada com recursos do BID, e contemplará as sete estações elevatórias e os interceptores e Córrego São Silvano. A obra será executada pela empresa GIMMA Engenharia Ltda. Ao todo serão construídos 28.729,19 metros de rede, ligando a cidade a ETE, localizada em Barbados.
 
Conforme estudo de concepção o sistema de coleta e tratamento, foi projetado para atender a cidade nos próximos 20 anos, garantindo o tratamento de todo esgoto produzido na área urbana do município.
 
Obras do calçadão
 
Ainda na sexta-feira será assinada a ordem de serviço de continuação das obras do calçadão e ciclovia da Avenida Beira Rio, um convênio entre o município e o governo federal, através do Ministério das Cidades. A obra orçada em R$258 mil contempla a construção de um calçadão com meio-fio, canteiro central e ciclovia e será executada pela empresa Tropa Construtora LTDA ME. O prazo de execução é de quatro meses.
 
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Colatina.

Compartilhe esta notícia

Comente