Domingos Martins e Santa Teresa classificados no turismo

O turismo representa uma importante fatia de geração de renda no município. São cerca de 230 empreendimentos turísticos entre hotéis, pousadas, estabelecimentos de alimentação, agroturismo, entre outros serviços.
O Ministério do Turismo (MTur) adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros. 
 
A partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.
 
A categorização, como é chamada, é a ferramenta para que o MTur aprimore os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o desempenho da economia do turismo de cada localidade. Neste cenário, Domingos Martins é a melhor classificada na Região das Montanhas Capixabas, enquanto Santa Teresa é a melhor classificada na Região dos Imigrantes, ambas estão classificadas como categoria C, em que somente 13 municípios do Estado do Espírito Santo se enquadraram neste grupo.
 
O turismo representa uma importante fatia de geração de renda no município. São cerca de 230 empreendimentos turísticos entre hotéis, pousadas, estabelecimentos de alimentação, agroturismo, entre outros serviços. 
 
Aproximadamente 7 mil pessoas diretas e indiretamente estão empregadas em atividades relacionadas ao setor, além disso, de acordo com a Sectur, Domingos Martins vai ultrapassar a marca de 5 mil leitos de hospedagem em 2016, com a instalação de novos empreendimentos turísticos.
 
A categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, tem 51 municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras. Já o grupo B tem 167 municípios, o equivalente a 5% das cidades categorizadas. São destinos turísticos de 20 estados, com participação expressiva de localidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Já o grupo C (onde está inserido Domingos Martins), com 504 municípios, representa 15% do total avaliado.
 
O maior número de cidades do Mapa do Turismo, 2.623, ou 78% do conjunto avaliado concentram-se nos grupos D e E, que reúne municípios de menor fluxo de turistas e empregos formais no setor. A ideia é que, conhecidas as características de cada grupo de municípios, torna-se mais fácil proporcionar apoios adequados a cada um deles, de acordo com suas características.

Compartilhe esta notícia

Comente