Programa Sinapse da Inovação é apresentado em Colatina

Presidente da Assedic prestigiou a apresentação do projeto que tem como objetivo transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso
O presidente da ASSEDIC, Adauto Lemos Filho prestigiou no último dia 29, o Workshop de apresentação do programa Sinapse da Inovação. No evento estiveram presentes 25 pessoas, entre representantes do governo, incubadoras, empresas, ICTI’s e entidades de apoio que conheceram a metodologia Sinapse, discutiram o ecossistema de inovação do Espírito Santo e puderam estabelecer parcerias para o fortalecimento do empreendedorismo inovador no estado.
 
O Diretor-Presidente da FAPES, José Antonio Bof Buffon, realizou a abertura do evento e anunciou o Sinapse da Inovação Espírito Santo como uma estratégia de governo para alavancar a economia e estimular a inovação no estado, contribuindo para o fortalecimento dos setores econômicos já estabelecidos. Na sequência, o Secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, falou sobre o alinhamento da SECULT junto ao programa e sobre suas expectativas para o surgimento de empresas inovadoras no setor de economia criativa. O Ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Guerino Balestrassi, e o Subsecretário de Estado, Ricardo Pandolfi, também prestigiaram o evento e apoiaram a iniciativa que irá aumentar a competitividade no estado.
 
Após a abertura, o Sinapse da Inovação foi apresentado aos convidados pelo Coordenador Institucional do programa, o professor Antônio Rogério de Souza, da Fundação CERTI, que apontou o histórico e alguns resultados do Sinapse em outros estados, assim como os próximos passos da edição Espírito Santo.
 
Em seguida, Renan Hubert, da Fundação CERTI, apresentou os resultados do estudo do Ecossistema de Inovação do estado, realizado no início deste ano, que apontou as principais vocações, potenciais, tendências e oportunidades para cada mesorregião do Espírito Santo. Os dados servirão de base para a definição dos setores e temáticas que serão priorizados no edital do programa, que tem previsão para lançamento na segunda quinzena de maio.
 
Promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio de sua Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação – FAPES, o Workshop teve como objetivo apresentar o Sinapse da Inovação Espírito Santo e formar a rede de parceiros do programa na região. Se a sua instituição não pôde comparecer ao evento e tem interesse em ser parceira do programa, entre em contato pelo e-mail sinapse.es@sinapsedainovacao.com.br.
 
O Programa Sinapse da Inovação ES
 
O Sinapse da Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo que oferece recursos financeiros, capacitações e orientação técnica para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso.
 
Desde o seu lançamento, em 2008, até a 4ª edição no estado de Santa Catarina, em 2014, o Sinapse da Inovação apoiou a criação de 294 empresas, das quais 83% estão ativas no mercado com um faturamento estimado de mais de R$ 120 milhões em 2014. As empresas criadas geraram 1200 postos de trabalho altamente qualificados, já depositaram pelo menos 94 patentes e geraram 259 relações de parcerias com universidades, grandes empresas e entre as próprias empresas geradas no programa.
 
Em 2015, o programa começou sua primeira operação fora do estado, com o Sinapse da Inovação Amazonas, em parceria com a FAPEAM, e em 2017 chega ao Espírito Santo.

Compartilhe esta notícia

Comente