Mais de 1272 ideias são inscritas no Sinapse da Inovação.

No total, 1272 ideias inovadoras foram submetidas no portal e mais de 5 mil empreendedores foram capacitados na primeira fase do programa.
Já se sabia que os capixabas entendem de café, rochas ornamentais e de uma boa moqueca. Mas nas últimas semanas ficou evidente que o Espírito Santo também entende, e muito, de boas ideias. Nessa quarta-feira (12), foram encerradas as inscrições para o Sinapse da Inovação Espírito Santo, uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Fundação CERTI e com o Sebrae/ES.
 
No total, 1272 ideias inovadoras foram submetidas no portal e mais de 5 mil empreendedores foram capacitados na primeira fase do programa. Este foi o segundo maior número de ideias submetidas da história do Sinapse da Inovação desde sua criação em 2008, em Santa Catarina. As ideais são provenientes de 57 municípios capixabas (1008 são da região Metropolitana, 78 da região Norte, 118 do Sul, e 68 da região Central). As cidades com maior número de ideias selecionadas foram Vitória (374 ideias), Vila Velha (315), Serra (169), Cariacica (82) e Cachoeiro de Itapemirim (57).
 
Das 1272 ideias, 600 foram submetidas por estudantes, professores e pesquisadores vinculados a 22 instituições de ensino. As instituições com maior número de ideias submetidas são a Universidade de Vila Velha (UVV), com 180 ideias; a Universidade do Estado do Espírito Santo (UFES), com 126; e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com 95.
 
Do total, 27,8% das ideias apresentadas são referentes à área temática de Tecnologia Social; 22,3% a de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e 16,4% se enquadram em Gestão. Automação (10,8%), Eletroeletrônica (8%), Química e Materiais (7,5%), Biotecnologia (6,8%) e Nanotecnologia (0,3%) também são áreas temáticas contempladas. Quanto aos setores de aplicação das ideias, a maior parte é de TIC (438), Economia Criativa (381), Saúde e Bem-estar (360), Meio Ambiente (302) e Educação (281).
 
Dentre os participantes, a maior parte possui entre 18 e 30 anos (54%), 21% são pós-graduados, 6% estão cursando a pós-graduação, 17% têm curso superior concluído e 42% estão cursando o ensino superior. Também apresentaram ideias pessoas com formação técnica (3%) e com o ensino técnico em andamento (2%), ensino médio concluído (5%) e em andamento (2%), além de ensino fundamental (2%). 
 
Para o diretor-presidente da Fapes, José Antonio Bof Buffon, “os resultados evidenciaram o enorme potencial inovativo da sociedade capixaba, das pessoas e das nossas instituições de ensino e pesquisa. Evidenciaram também o elevado nível de confiança na metodologia do SINAPSE, na condução que o Governo do Estado imprimiu ao Programa e, evidentemente, um elevado grau de confiança no futuro do nosso Estado. O programa contribuirá diretamente, com certeza, para a entrega de dezenas de empresas inovadoras, que contribuirão para a promoção do desenvolvimento sustentável do nosso Estado. Mas, indiretamente, já deixou uma enorme contribuição para aproximação e aumento de cooperação entre os diversos entes, públicos e privados, governamentais e não governamentais, que compõem o ecossistema capixaba de inovação”.
 
A próxima etapa do programa selecionará as melhores ideias para receber o fomento em três fases: Fase I, que selecionará 300 projetos, Fase II, que serão 150 selecionados, e na Fase III, 40. A avaliação das ideias inscritas será realizada por especialistas de todo o estado e de Santa Catarina. O resultado final será divulgado no dia 10/01/2018. As ideias contempladas receberão R$ 50 mil em subvenção da FAPES. Ao longo de todo o processo os participantes receberão diversas capacitações para aprimorar e validar seus projetos.
 
 
Impacto na cultura empreendedora
 
O Programa foi idealizado com o objetivo de aplicar as boas ideias desenvolvidas por estudantes, pesquisadores ou profissionais dos diferentes setores do conhecimento, transformando-as em negócios de sucesso.
 
Além de fomentar a área da inovação por meio do empreendedorismo, a criação de novas empresas influencia na economia e aumenta as oportunidades de emprego. O Sinapse da Inovação foi concebido pela Fundação CERTI e apoiado pela FAPESC em 2008 com o objetivo de aumentar o investimento em inovação tecnológica no estado de Santa Catarina a partir da transformação de ideias inovadoras em negócios de sucesso. Desde 2008 no seu projeto piloto, o Programa já deu origem a quase 400 startups inovadoras, com faturamento anual médio de R$ 120 milhões por ano e gerou mais de 1,5 mil empregos diretos. As empresas sinápticas já vendem suas soluções inovadoras para 36 países.
 
Diante deste contexto, há o estabelecimento de uma ponte entre a comunidade interessada em aplicar suas ideias inovadoras e a criação de novos negócios, propiciando um ambiente empreendedor e a cooperação entre os diferentes atores do processo de inovação.
 
No início do ano de 2015, o programa foi exportado para o estado do Amazonas, onde a primeira edição recebeu quase 1,2 mil ideias e agora inicia sua primeira edição no Espírito Santo. 
 
***
Com informações da Certi e Fapes

Compartilhe esta notícia

Comente