Domingos Martins e Santa Teresa classificados no turismo

O turismo representa uma importante fatia de geração de renda no município. São cerca de 230 empreendimentos turísticos entre hotéis, pousadas, estabelecimentos de alimentação, agroturismo, entre outros serviços.
O Ministério do Turismo (MTur) adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros. 
 
A partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.
 
A categorização, como é chamada, é a ferramenta para que o MTur aprimore os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o desempenho da economia do turismo de cada localidade. Neste cenário, Domingos Martins é a melhor classificada na Região das Montanhas Capixabas, enquanto Santa Teresa é a melhor classificada na Região dos Imigrantes, ambas estão classificadas como categoria C, em que somente 13 municípios do Estado do Espírito Santo se enquadraram neste grupo.
 
O turismo representa uma importante fatia de geração de renda no município. São cerca de 230 empreendimentos turísticos entre hotéis, pousadas, estabelecimentos de alimentação, agroturismo, entre outros serviços. 
 
Aproximadamente 7 mil pessoas diretas e indiretamente estão empregadas em atividades relacionadas ao setor, além disso, de acordo com a Sectur, Domingos Martins vai ultrapassar a marca de 5 mil leitos de hospedagem em 2016, com a instalação de novos empreendimentos turísticos.
 
A categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, tem 51 municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras. Já o grupo B tem 167 municípios, o equivalente a 5% das cidades categorizadas. São destinos turísticos de 20 estados, com participação expressiva de localidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Já o grupo C (onde está inserido Domingos Martins), com 504 municípios, representa 15% do total avaliado.
 
O maior número de cidades do Mapa do Turismo, 2.623, ou 78% do conjunto avaliado concentram-se nos grupos D e E, que reúne municípios de menor fluxo de turistas e empregos formais no setor. A ideia é que, conhecidas as características de cada grupo de municípios, torna-se mais fácil proporcionar apoios adequados a cada um deles, de acordo com suas características.

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Comente