Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer agência bancária

Segundo a Febraban, um novo sistema está sendo desenvolvido em parceria com a rede bancária e irá aperfeiçoar o modelo atual, trazendo mais controle e segurança no pagamento de boletos.
Não existe coisa mais chata quando se quer pagar um boleto e ele está vencido. Com isso, fica especificado no documento que apenas uma determinada agência pode aceitar o pagamento. Mas, a boa notícia é que a partir do ano que vem os boletos vencidos serão aceitos em qualquer agência bancária.
 
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um novo sistema de liquidação e compensação para boletos está sendo desenvolvido em parceria com a rede bancária. O sistema irá aperfeiçoar o modelo atual trazendo mais controle e segurança a esse tipo de pagamento.
 
Ainda segundo a Febraban, os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer agência bancária a partir do início do ano que vem.
 
“A Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior facilidade no pagamento de contas vencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da Febraban.
 
Anualmente são pagos no País cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários de venda de produtos ou serviços. O sistema atual de cobrança funciona há mais de 20 anos e precisava ser atualizado com novos processos e tecnologias.
 
Walter acrescenta que, dentre os benefícios, além do pagamento após vencimento em qualquer agência bancária participante, a Nova Plataforma reduzirá inconsistências de dados, evitará pagamento em duplicidade e permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e redução das fraudes, fonte de preocupação permanente para todo o sistema bancário. 
 
Com informações do Portal Folha Vitória.

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Comente