Blueprint: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Facebook

Apesar de o uso pessoal do Facebook ser bastante simples, seu uso direcionado para o marketing requer uma série de conhecimentos. A rede de Mark Zuckerberg tem recursos e termos específicos relacionados ao marketing digital que exigem estudo e preparação para pôr uma estratégia de divulgação online em prática. E é justamente para ajudar os profissionais de marketing e empreendedores que existem os cursos gratuitos do Facebook Blueprint.

Neste artigo vamos ver o que é o Blueprint, como utilizá-lo e quais são suas vantagens e desvantagens:


O que é o Facebook Blueprint?

O Blueprint é o programa de treinamento online do Facebook, com um amplo material criado pelos profissionais da própria empresa. A iniciativa existe há algum tempo, mas há poucos meses disponibilizaram os cursos em português. E o melhor: são gratuitos!

São mais de 60 módulos, que vão desde explicações sobre a missão do Facebook até como criar e gerenciar anúncios para o Instagram (o Facebook adquiriu o Instagram em 2014).

Cada módulo tem em torno de cinco lições ricas em informações. Cada lição é como uma página web bem elaborada, com muitas imagens, recursos interativos, textos e até vídeos em alguns casos.

Para facilitar a organização de todo esse conteúdo, o Blueprint dividiu os módulos em 11 categorias:

    Introdução ao Facebook;
    Melhores Práticas;
    Páginas do Facebook;
    Compra de Anúncios;
    Gerenciamento de seus Anúncios;
    Objetivos da Publicidade;
    Direcionamento;
    Otimização da Campanha;
    Relatórios e Medição;
    Informações Adicionais;
    Instagram.

Agora que sabemos o que é o Blueprint, vamos ver como é fácil acessá-lo.

Como utilizar a plataforma de cursos gratuitos do Facebook?

Para fazer os cursos do Blueprint, basta ter uma conta no Facebook e acessar o site da plataforma. Clique em “Comece agora” e o sistema vai pedir sua autorização para se conectar com o Facebook. Depois, é só preencher um pequeno formulário (nome, idioma, e-mail etc.) e você já terá acesso ao catálogo de cursos.

Na aba “Catálogo”, você escolhe o curso que vai fazer, podendo filtrar pelas categorias que listamos acima. Na aba “Meus Cursos” estão as atividades que você já completou e as que estão em andamento. Em “Histórico do Curso” ficam apenas as atividades finalizadas.

E na opção “Schedule Exam” (Agendar Exame), você será direcionado para uma página em inglês onde, até o momento, poderá escolher dentre três opções de certificação:

    Competências básicas para a publicidade no Facebook;
    Profissional de compras certificado pelo Facebook;
    Profissional de planejamento certificado pelo Facebook.

Quais as vantagens do Blueprint?


Grátis e no seu tempo

As maiores vantagens do Blueprint são que ele é grátis e online. O método de eLearning permite que você faça os cursos de onde quiser, no seu próprio ritmo e sem custo.
Análise de progresso

O sistema mantém um histórico de quanto tempo você levou e quando terminou cada um dos módulos.

Se você quiser oferecer o treinamento do Blueprint para os funcionários da sua empresa, é possível acompanhar como anda o progresso deles na plataforma.
Exemplos concretos

Em diversas lições, o Blueprint aborda casos de sucesso de empresas de todo o mundo, inclusive de marcas bem conhecidas. É um ótimo incentivo e ajuda a fixar melhor os conceitos aprendidos.


Quais as desvantagens do Blueprint?


Poucos vídeos

Para quem está acostumado a estudar em programas de educação a distância, provavelmente vai sentir falta de vídeos no Blueprint. A maior parte do conteúdo está em texto, mas, como já vimos, as lições são ágeis e interativas.
Certificação em inglês

Por enquanto, a plataforma só permite tirar as certificações com exames em inglês. As provas são realizadas pelo computador, mas é preciso agendar dia e hora e pagar para fazer o exame.

Gostou de saber mais sobre os cursos gratuitos do Facebook? Pronto para estudar, fazer a sua empresa crescer com o Facebook e ter bons resultados de marketing no Instagram? Deixe abaixo o seu comentário!

Com informações do Blog Via Agência Digital.

Compartilhe esta notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Comente