Associações empresariais debatem o desenvolvimento do Espírito Santo

Presidentes da Rede Empresarial do ES em Ação se reuniram para debater temas que impactam o desenvolvimento econômico dos municípios capixabas e do Espírito Santo, no dia 16 de outubro, no Sicoob Central, em Vitória. Além de lideranças dos municípios, o encontro contou com a participação do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

A Rede conta com 12 instituições capixabas, incluindo o ES em Ação, coordenador do grupo, que tem o objetivo de articular ações voltadas para o fortalecimento dos municípios, debatendo questões econômicas e sociais do Estado. Na oportunidade, a agenda foi conduzida pelo ES em Ação, por meio do diretor-presidente Nailson Dalla Bernadina, e do diretor de Rede, Sérgio Mileipe, que apresentou as iniciativas e a atuação da rede.  

“O encontro foi uma excelente oportunidade estreitar as relações entre a Rede Empresarial e o Governo do Estado, de forma a construir uma agenda propositiva que atenda aos anseios de todas as partes interessadas. Além disso, foi um importante passo para aproximar ainda mais os presidentes das associações”, pontua Mileipe.

As ações previstas pelo Estado foram apresentadas pelo secretário que compartilhou o planejamento estratégico 2023-2026 e ouviu as associações empresariais, que levantaram questões relacionadas a reforma tributária, incentivo fiscal, qualificação de mão de obra, turismo, logística, entre outros.

O diretor da Associação Empresarial de Colatina e Região (Assedic), Adauto Lemos, destacou a relevância da agenda. “A pauta foi extremamente atual e gerou um interesse tão grande que reuniu praticamente a presença de todas as associações. Isso só fortalece o prestígio que a Rede tem e a condição do Espírito Santo em Ação como liderança sobre todas essas associações que hoje estão organizadas. Os temas foram abordados de uma maneira pontual e com autoridade de representação dessas associações com conhecimento das particularidades de cada região”, destacou.

O encontro é a oportunidade de promover a integração entre os presidentes e de pensar soluções em conjunto, de acordo com o presidente da Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região (Amear), Alexandre Billot.

“Todas as vezes que temos a oportunidade e um ambiente para promover essa troca, e além do mais trazer algum stakeholder importante como foi a presença do Governo do Estado, é muito importante discutir as dificuldades, mas de uma forma proativa, também ser parte da solução. Se conseguirmos criar esse ambiente, todos nós ganhamos”, pontua Billot.

O encontro também contou com a participação do superintendente, Luciano Gollner, e da coordenadora de Projetos, Débora Macedo, do ES em Ação; dos representantes do Comitê de Rede, Vinícius Freitas e Alexandre Schubert, também diretor da Associação Empresarial de Cariacica (AEC), do presidente de Guarapari em Ação (GEA) Durval Freitas, do presidente da Associação dos Empresários da Serra (Ases) Giuliano de Castro, do presidente da Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel), Luiz Mário de Freitas, do presidente da Associação de Empresários de Vila Velha (Assevila), Marco Túlio, da Associação Empresarial de Anchieta (AEA), Talles Porto, presidente da Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor), Tiago Guzzo, presidente da Associação Empresarial de Viana (AEV), Wellington Vilaschi Filho, e o presidente do Movimento Empresarial do Sul do Espírito Santo (Messes), Antônio Carlos Freitas Júnior.

Compartilhe esta notícia

Comente